sexta-feira, 15 de março de 2013

Hora da papinha! e agora???

Cá estou eu novamente para falar sobre o desmame e agora sobre a alimentação.

Não aconteceu ainda, o desmame...rsrsrs. Por motivos que eu nem imaginava que aconteceriam, não foi necessário desmamar o pequeno. Graças a Deus, pois eu estava mesmo em pânico.

Masssss mesmo assim, ele entrou no mundo das "comidinhas" e não foi tão fácil como eu pensei que seria. Ele não gostou muito não e nem é fã até hoje. Ele é do tipo que come mas está de olho no peito, e é batata, terminar de comer, tomar o suco e chorar querendo mamar.. Chega a ser engraçado... é quase que imediato.

Pedi orientação para a  pediatra dele, que também é Gastroenterologista pediátrica me deu uma tabelinha super fácil de combinações para a papinha.




A médica orientou o seguinte, como ele ainda não tinha 6 meses, eu deveria pôr um tipo só de tubérculo, a proteína animal, ou carne de boi ou de frango, um tipo de verdura e dois tipos de legumes.


A combinação fica por nossa conta.
E o restante dos ingredientes vão sendo introduzidos aos poucos, de acordo com a idade do bebê. 


Não devemos colocar dois tipos de carboidratos, pois não fica balanceada.


Devemos seguir essa regrinha para que não falte nada e nem tenha excesso de alguma coisa. Sempre balancear!

Os sucos sempre naturais, de todos os tipos e de preferência depois das refeições.


Importante variar os sabores dos sulcos e oferecer bastante. São muito importantes! Existem inúmeros tipos e diversas combinações, quem sabe um próximo post ai...

O Arthur não tem hora certa para comer, mas procuro dar o almoço sempre em torno das 11:30hs até no máximo 13:00hs e a janta entre 17:00hs até no máximo 18:30hs, passando desse horário a comida demora mais para digerir, causando incomodo para ele.

Não imponho muitos limites ainda , pois ele dorme e ás vezes perde a hora da refeição.

As frutas em si, ele gosta mesmo é de mamão, banana e pera, nem pensar! rsrsrs

Eu faço a papinha assim, douro a cebola em um pouco de azeite, douro a carne ou o frango e depois acrescento os legumes e a verdura com um pouco de água fervendo e o sal (pouco), tudo isso na panela de pressão. Deixo cozinhar e amasso muito bem com o garfo. A carne ou o frango bato no liquidificador. 


As preferidas dele são:


Carne com batata, espinafre, cenoura e chuchu e;
Peito de frango com mandioquinha, beterraba, cenoura e couve.
No geral ele como em torno de oito a nove colheradas.
Toma o suquinho e depois mama...

Gosto de armazenar as papas, nos potinhos da AVENT (Philips), que são os Recipientes de Leite Materno, eu tenho para armazenar o LM e para a papinha. Acho super prático, pois quando saio, levo ele e esquento, tanto no microondas quanto em banho-maria. Sem contar que o custo x beneficio é ótimo.


Para o pratinho eu escolhi um da linha Baby Go. muito prático e não tão grande, já que ele não come grandes quantidades.
As colheres eu uso as da MAM, acho que são excelentes, porque não são imensas e cabe exatamente aquilo que ele vai comer.





Já o copinho... rsrsrs não teve jeito, ele NÃO pega nenhum tipo de mamadeira e afins... o único que consegui que ele pegasse foi o de Pinga...




Os potinhos da AVENT eu comprei na Loja Alô Bebê, O pratinho e as colheres foi em um estande da feira da gestante, bebê e criança.

Mas existem muitas formas de armazenar e de fazer a papinha. mas sempre em parceria com o seu pediatra.


Até o próximo post.

Bjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário