quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Maternidade: Santa Catarina

Tá aí uma coisa que me preocupei muito na segunda gestação, a escolha da maternidade.

Aqui em São Paulo existem muitas, algumas mais famosas, outras nem tanto. Dessa vez meu plano no convênio cobria as mais "requisitadas" e eu, claro, fui conhecer elas.


Fonte: Google
Durante toda a gestação eu senti dores, e vivia no hospital (houve até uma brincadeira em casa para que nos mudássemos pra Av. Paulista, pois assim gastaria bem menos com estacionamento). Desde o começo das dores eu corria pro P.S do Santa Catarina, pois minha tia, que também estava grávida tinha me indicado, ela dizia que lá era tranquilo e as enfermeiras super atenciosas. 

De fato é assim e diga-se de passagem tem o melhor atendimento, ganha disparado do Santa Joana e do Pró Matre. Pra começar não tem zona na área da obstetrícia, ela tem um andar próprio para isso (8º do bloco F), um cantinho bem simples, mas aconchegante, sem muvuca. Como em todos os hospitais, fazemos primeiro a ficha, triagem e sala para exames. Quando o médico vem te examinar, você ganha uma sacola com a roupa para ficar mais fácil, aquele avental com abertura, de tecido! e ganha protetores descartáveis de pés, um mimo! detalhe, o banheiro fica dentro do consultório, muito limpo e mais higiênico. Os médicos sempre muito atenciosos e as enfermeiras que auxiliam também são. Quando vamos para a sala de medicamento, temos nosso nome em uma tv, que é o "controle" das enfermeiras, temos uma pasta com nosso prontuário também, tudo muito organizado! Se você estiver com fome pode pedir a refeição, as enfermeiras cuidam para que você fique bem e estão ao seu dispor.

 Se precisa fazer exames de imagens, vem um segurança para te acompanhar, seja andando ou na cadeira de rodas, você não pode circular pelo hospital desacompanhada enquanto estiver passando em consulta. Se for de segunda a sexta, das 9h ás 18h os exames são realizados por uma equipe especifica do 3º andar, que de fato são muito atenciosos e as imagens saem na hora, o médico que me atendeu lá, fez até duas fotos em 3D do Arthur (fofo). Mas se for em final de semana ou até mesmo fora dos horários específicos, você é levada ao Centro de imagem e diagnósticos (CDI), que é onde fazem os exames de todo o restante do povo no hospital, mas mesmo lá temos atendimento prioritário, só que são mais "secos" do que a equipe especializada.

Voltando á sala de medicação, o clima é bem tranquilo, e super acolhedor. sem traumas e muvucas!

Conhecendo a Maternidade:

Quartos
Eu particularmente não curti, pois achei os quartos pequenos e escuros, me senti "presa". Pode parecer besteira mas se eu posso escolher então vamos avaliar né. 
Todos os quartos possuem frigobar, Tv, armário e ar condicionado.
Tem suítes especiais, aí tem que consultar o hospital para saber os valores.
Vale informar que eles passaram por reforma nos apartamentos nesse ano, e que eu ainda não vi se ficou bom...

Centro cirúrgico
São 7 salas para cesáreas e Suítes  para partos humanizados, as chamadas LDR (Labor Delivery Room).
Não possui o vidro para que os familiares vejam o parto (que só é liberado quando o bebê está saindo, quando o médico deixa o vidro transparente, antes disso o vidro fica opaco, respeitando o procedimento).
Também não possui a Tv que informa na sala de espera a chegada do bebê.

UTI Neonatal
Muito bem equipada e estruturada, meu médico diz que é excelente!

Berçário
Achei legal que lá é o único que eu vi , em que o pai dá o primeiro banho do bebê junto com a enfermeira, e todo mundo pode assistir.
As mães podem optar pelo bebê ficar todo o tempo no quarto ou revezar com o berçário.
Não possui câmera individual do bebê no berçário.

Comida
Tem a melhor coxinha que eu já comi na minha vida! Claro que fica na lanchonete e eles não te servem isso, mas a comida é bem gostosa!

Horário de visita
das 9h da manhã ás 21h da noite, sem restrição de pessoas no quarto.

Outras coisa legal de lá é o estacionamento, que por ser na Av. Paulista não estava tão caro, e depois das 20h você paga um  valor  único até as 6h da manhã seguinte, eu pagava na época R$18,00 e ficava quase a madruga toda...
Eles tem planos para quem vai ficar lá os 3 dias ( se for cesárea) e 2 dias (se for normal). Não lembro exatamente dos valores, mas sem dúvidas era o mais barato. Aceitam cartão de débito e crédito também,e pra quem tem seguros com a Porto Seguros, tem desconto.

Sem contar a localização, do lado do Metrô, estação Brigadeiro da linha verde.

Bom, essa foi a minha avaliação de lá. Não a escolhi para o Arthur nascer , mas corria pra ela em "quase" todas as emergências.

Acho válida para quem  está em emergência e sabe que vai precisar de especialistas para a mãe também (eles possuem equipes de médicos que nos outros não possuem,por exemplo a equipe de hematologia, para quem tem problemas sanguíneos e corre risco), para quem preza pelo excelente atendimento e para quem não quer muita "frescura" 

Bjos e até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário