sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O que é o método Montessori?

Hoje vou abordar um tema muito importante para nós pais, a pedagogia que usamos na educação de nosso filhos.

Á pouco tempo eu conheci a pedagogia Montessori, sem saber ao certo do que se tratava resolvi pedir ajuda á uma amiga que é pedagoga. 


Conheci mais profundamente e confesso que me apaixonei.Trata-se, basicamente, de "Dar ouvidos" ao que á criança diz, estimular a auto confiança e independência (bem básico mesmo).


Abaixo segue exatamente do que se trata, como funciona e etc. vale muito a pena conferir, pois tenho certeza que muita coisa vai mudar na sua maneira de pensar e agir com seu filho.




Fonte: Pinterest
Pedagogia Montessoriana

Criada pela pedagoga Maria Montessori (1870-1952) a linha montessoriana valoriza a educação pelos sentidos e pelo movimento para estimular a concentração e as percepções sensório-motoras da criança. O método parte da ideia de que a criança é dotada de infinitas potencialidades.

Individualidade, atividade e liberdade do aluno, são as bases da teoria com ênfase para o conceito de individuo como simultaneamente sujeito e objeto de ensino.
Maria Montessori acreditava que nem a educação nem a vida deveriam se limitar ás conquistas materiais. Os objetivos individuais mais importantes seriam encontrar um lugar no mundo, desenvolver um trabalho gratificante e nutrir paz e densidade interiores para ter a capacidade de amar.

As escolas montessorianas incentivam seus alunos a desenvolver um senso de responsabilidade pelo próprio aprendizado e adquirir autoconfiança. As instituições levam em conta a personalidade de cada criança, enfatizando experiência e manuseio de materiais para obter a concentração individual e o aprendizado.

Os alunos são expostos a trabalhos, jogos e atividades lúdicas que os aproximem da ciência da arte e da música.
A divisão da turma segue um modelo diferente do convencional: as crianças com idades diferentes são agrupadas numa mesma turma. Nessas classes alunos de 5 e 6 anos estudam na mesma sala e seguem um programa único. Posteriormente eles passam para as turmas de 7 e 8 em seguida para as de 9 e 10 e finalmente alcançam o último estágio que agrega jovens de 11, 12, 13 e 14 anos. Até os 10 anos os alunos têm aulas com um único professor polivalente, enquanto nas salas de 1 a 14, esse professor ganha a companhia de docentes específicos para cada disciplina.
Os professores dessa linha de ensino são guias que removem obstáculos da aprendizagem localizando e trabalhando as dificuldades de cada aluno, Sugerem e orientam as atividades, deixando que o próprio aluno se corrija, adquirindo assim maior autoconfiança.
A avaliação é realizada para todas as tarefas, portanto não existem provas formais. A disposição circular da sala de aula, prateleiras com jogos pedagógicos acessíveis aos alunos, cubos lógicos de madeira para o ensino de matemática são algumas das inovações do método montessoriano usadas até hoje nas escolas.



Fonte: Pinterest


Fonte: Pinterest


Filosofia Montessori


A filosofia montessoriana deve ser reconhecida por ser um começo a busca de respostas para a educação e a vida da criança. Partindo de suas experiências e não das nossas, representa a base para a construção da educação do futuro.

O fruto de suas observações a faz pioneira e contemporânea ao reconhecer e encontrar a expressão concreta que:
É agindo que a criança adquire conhecimentos.
Por meio de uma ordenação de atividades de dificuldades gradativamente crescentes, a aprendizagem se estabelece com maiores possibilidades de sucesso.
A auto confirmação imediata dos resultados do trabalho é garantia de uma aprendizagem eficiente.
Cada aprendiz tem um ritmo próprio que se deve ser rigorosamente respeitado.
Certos comportamentos (particularmente o de observação) tornam aprendizagem posteriores possíveis ou mais fáceis de serem adquiridas.
Certas aprendizagens podem ocorrer muito mais cedo do que habitualmente previsto.

Metodologia Montessori


Descobrir a importante função da criança na formação da personalidade humana foi antes de tudo um resultado de uma observação cuidadosa e sistemática do comportamento infantil em um ambiente preparado para atendê-la- um experimento cientifico desempenhado por uma mente científica.

Contudo foi uma conquista de Montesori ter criado condições que permitissem ás crianças manifestar suas ações de acordo com suas necessidades internas, analisou cientificamente a personalidade da criança sua capacidade de experimentar as posssibilidades desenvolvimento psíquico e intelectual, a sua natureza e o período da mente absorvente.
Á Educação então caberia a tarefa de favorecer no seu sentido mais completo o desenvolvimento do potencial criativo, da iniciativa, da independência, da disciplina interna e da confiança em si mesmo. Sistema Montessori

A Dra Maria montessori desenvolveu um método pedagógico para colocar em prática sua filosofia. Os três princípios elementares dessa prática são:

Auto Construção: A formação da estrutura do ser humano é fruto de uma força interior; que se realiza sob a influência do meio e dos períodos de desenvolvimento.

Educação como Ciência: uma pedagogia científica capaz de espreitar as leis do desenvolvimento da criança e suas fases evolutivas.


Educação Cósmica: A referência ao respeito ás leis estabelecidas na estreita relação entre natureza e vida e sociedade humana: reconhecendo que é a "tarefa cósmica" de cada ser, que mantém a harmonia da vida e que torna possível a evolução. Materiais didáticos e recursos


O conheciemnto cientifíco é apresentado como conjunto de dados isolados e estanques e é preciso compreender o processo histórico no qual se dão a elaboração e a evolução dos conceitos científicos produzidos pelo homem. Na busca de melhores condições de vida o homem cria continuamente outras exigências, o que implica um processo de novas descobertas, produzindo assim novos conhecimentos científicos.

O professor orientará  e direcionará o aluno no que se refere ao acesso de conhecimento cientifico e em posse dos conceitos estabelecerá as relações que lhe permitam compreender as necessidades que impulsionam para elaboração deles. Os questionamentos, as discussões e as observações oportunizam a reflexão e o aluno é ativo nesse processo ensino/aprendizagem.


Objetivos Gerais


compreender a Natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive.

Identificar as relações entre o conhecimento científico, produção de tecnologia e condição de vida no mundo de hoje e em sua evolução histórica.
formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos daas Ciêcias Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no aprendizado escolar.
saber combinar leituras e informações
Valorizar o trabalho em grupo sendo capaz de ação e cooperar para construção coletiva do conhecimento.


Fonte: Pinterest

Esse texto foi produzido por: Priscila P. Mendes - Pedagoga especialista em Tecnologia Educacional.


A Pri foi professora da Pi por um bom tempo. Ela sempre me ajuda quando o bicho pega com a Pi.


Espero que vocês tenham gostado e reflitam sobre esse método.


Beijos e até mais.

Um comentário:

  1. Sou apaixonada por Montessori! Uso a maioria das coisas. Parabéns pelo post.... vi no insta e vim conferir! Seguindo vc, Bjus Coisas da Lara

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