sábado, 18 de maio de 2013

Culpa Não!

Quem aí sente culpa pelos "nãos" dados?
Eu sentia muito em dar broncas e impor limites na Pi quando era menor, até os 4 anos pra ser mais sincera, achava que por eu ser mãe e pai, eu tinha que ser flexível, errei muito com isso e hoje sofro e morro de culpa.
Na minha mente, quando eu dizia "Não", eu estava sendo ruim, privando ela de alguma coisa ou de algo. Eu nunca soube muito bem separar o meu lado mãe do meu lado pai. Me sentia extremamente culpada por brigar com ela, me sentia tão mal, impotente e fracassada, sabia que estava fazendo aquilo errado mas não conseguia dizer o "Não". Era difícil passar o dia todo fora e quando chegar não poder dar carinho mas ter que dar broncas, não fazia sentido.
Hoje em dia eu vejo o quanto foi errado, todos me dizem que é fase, crianças com 6 anos querem ser mais independentes, sabem tudo,querem tudo, tem a resposta na pontinha da língua. Pra mim foi meu erro e não me desculpo, não acredito que seja fase, e também não aceito a rebeldia dela.
Incrível como ela é esperta, inteligente e me conhece, sabe onde pode pisar e não se machucar, sabe me dobrar sempre. E mesmo que não na hora, ela consegue tudo o que quer.
Ela testa minha paciência de uma forma tão grande que é necessário eu contar até 100. As vezes, sento na minha cama e me pergunto onde errei na criação dela, e logo já sei a resposta, eu não disse "Não" pra ela, nem dei os limites. É muito triste isso, mas é a realidade, não vou mentir.
Com tudo, toda essas minhas reflexões aprendi muito sobre ela, e agora consigo fazer com que ela obedeça e consigo também separar nossos momentos, nossa convivência passou do lastimável para o normal... rsrsrs
Hoje, que estou casada, ela tem um "pai" aqui em casa que pega no pé dela sim, faz aquele papel de "chato" mas tão essencial e fundamental na educação de uma criança.
Nunca pensei que isso faria a diferença, uma vez que eu também não tive um pai na minha criação, e minha mãe sempre fez o melhor por mim, aliás, hoje tenho uma admiração sem tamanho por ela. Que batalhou e nunca me deixou faltar nada. Mas no fundo eu sempre soube que era mimada, que faltou uns "Nãos". E é justamente por isso que acho que errei com a Pi, ela é muito igual á mim quando era criança. Assim diz minha vó e eu não nego...
Não quero que ela seja igual á mim, quero que ela seja melhor do que eu, que não cometa os meus erros, mas sim seja ela, e tenha os erros dela, que seja única.
Agora vejo o quanto a falta de "nãos", limites e a presença de um pai faz falta na vida uma criança, principalmente antes dos 7 anos, que é quando é formado o caráter e a personalidade da pessoa, ela levará isso para o resto da vida. e sei que ninguém quer levar a culpa por não ter criado bem o filho.
Enfim, quero que saibam que ninguém é menos mãe por dizer "Não" e por impor limites, eles são muito necessários, são a base da estrutura de um adulto íntegro e correto. Não sintam essa culpa, saibam que a forma como ensinamos é muito menos dura do que a vida real, e que estamos fazendo um bem danado pra eles.

Bjos e até mais.


2 comentários:

  1. Sem dúvida nenhuma a base de tudo é a familia, porém a vida nos reserva alguns percalsos , ou seja a ausencia do pai no periodo em que a criança, precisa da referencia dele , é como vc. disse na maioria das vezes fazemos o papel de sargento. Contudo os nãos sõao verdadeiramente importantes na formação da personalidade da criança , é ai que ela aprende os parametros , as vezes eu digo prá minha filha que parte do não uque voce não entendeu. Prefiro que elá chore hoje, para que não choremos juntos amanha. Beijos, parabéns pelo blog,conte comigo. Alex

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Alex, E ninguém conta a real... Mas Deus tem sido muito generoso comigo, hoje minha filha tem um Pai e eu um companheiro para me ajudar. Agora posso paparicar sem culpa... rsrsrsrs Beijos!

    ResponderExcluir