segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vou ficar em casa!

Vamos falar sobre a opção de cuidar dos filhos em casa?

Fonte: Google
Durante toda minha gestação eu pensava em como seria quando eu voltasse a trabalhar, com quem eu deixaria, como eu faria com a alimentação dele e tal.

Logo no começo já tinham me dito que eu não teria direito aos 6 meses em casa, que minha licença seria somente de 4 meses. Ué, pela lei não são 6? Sim, para algumas empresas, aquelas que possuem um quadro de funcionários acima de 50 tem obrigação, as que tem menos não são obrigadas, podem optar, e no meu caso optaram pelo Não!


Tive a gravidez toda pra me preparar, mas ele me deu trabalho desde o começo e eu fique P da vida quando soube que só teria os 4 meses, então sempre que precisava eu pegava sim o atestado. Tirei as férias antes dele nascer, pois eu estava imensa! Uns 26 quilos a mais pelo menos, e não conseguia trabalhar direito.


Ele nasceu, e no inicio eu lutei para amamentar, e com muito custo consegui. Até ai tudo bem, meu salário estava em ordem e minha licença  normal. Quando entramos em dezembro, minha empresa virou de cabeça pra baixo e começou a mandar muita gente embora, quando entramos em janeiro, mais gente foi mandada embora, e assim foi acontecendo até o dia que só sobrou eu e minha amiga, eles não podiam me demitir, pois toda gestante tem um tempo de estabilidade, que dura até o sexto mês a partir da data do parto, eu fiquei feliz, estava recebendo em casa, amamentando e sem trabalhar! Queria mais o que?! Porém isso se prolongou até que eu fiquei com medo da empresa falir e ficar sem meus direitos, pedi pra e demitirem, e assim o fizeram.


Pra eu chegar a essa conclusão pesei muitas coisas, a principal e mais importante foi o fato de eu estar amamentando dele não pegar nenhuma mamadeira e não ficar longe do peito, juro que fizemos inúmeras tentativas, todas sem sucesso, depois eu pensei com quem eu deixaria, minha vó mora comigo e eu deixaria com ela, mas já tem a Pi e dois ela não ia aguentar, sem contar que todo dia tem que limpar a casa e fazer comida, então também era inviável, deixar na escolinha não ia rolar, a Pi entrou cedo porque eu precisava trabalhar, mas com ele mamando e o preço das escolas, eu desisti. Sem contar que não confio mais em deixar meu bebê em qualquer escola, o mundo tá muito mau. Tem muita professora ruim.
Sentamos, meu marido e eu e pensamos que se eu ficasse em casa, seria melhor, eu poderia cuidar das coisas e principalmente do Arthur. Ok?

 Nem tanto, Pense só, eu sempre trabalhei e sempre tive meu dinheiro, como raios eu ficaria sem? Pra quem sempre trabalhou fora essa é uma decisão muito difícil, não pelo fato de ficar com o bebê, porque isso sem dúvida é espetacular, mas o lado financeiro pesa muito. Sustentar a casa só com um salário é difícil, mas não ia compensar eu trabalhar fora, ia gastar mais e me desgastar também. 

Pensei, pensei e vi que realmente era a única opção viável  depois disso muitas coisas aconteceram aqui e eu também não poderia deixar ele com minha vó. Ela teve uns problemas de saúde e não ia aguentar. Aliás, ela não tem obrigação nenhuma né?! Vimos que foi realmente a melhor escolha.

Eba, vou ficar em casa, descanso o dia inteiro certo??? Errado! Em casa eu trabalho mais do que fora, aqui sou babá, cozinheira, nutricionista, personal shopper, cabeleireira, lavadeira, faxineira e muito mais!

O que mais mata nessa minha decisão é o povo que fala, Nossa! casou, teve filho e virou dona de casa. Gente, perai! Para e pensa, que prazer eu tenho, pois tenho a oportunidade de criar meus filhos, cuidar da minha familía, da minha casa , e quem disse que eu parei? Nesse meio tempo eu estudo, para me especializar! E além do mais ninguém tem nada a ver com isso. Não é fácil, mas tem mais coisas positivas do que negativas! Só o fato de saber que eu vou poder amamentar até ele ficar bem, quando eu sair, já me basta. Saber que eu posso educar os dois, ele e a Pi, vale muito a pena pra mim!

Até quando vai rolar esse paradigma? Tem mães que dariam tudo para estar em casa com os filhos, cuidando do seu lar, da sua família, mas não podem, pois tem que batalhar. E quantas mães se sentem culpadas por trabalhar fora? É muita gente. Não devemos julgar, a vida da mulher tem várias fases e estar diante de seu lar é uma delas. 
Pouca gente sabe, ou se fazem de desentendidos, mas uma mãe na liderança da família é a coisa mais natural que existe, e nada dura pra sempre, os filhos crescem e entram na escola, e aí podemos voltar á nossa vida...

Não dá pra ter preconceitos contra isso, é uma opção pessoal, que cada casal deve resolver, e todos devemos respeitar. Saibam que uma dona de casa tem mais trabalho do que se possa imaginar!

Então, pense bem, ponha na balança e pese os prós e os contras. Analise tudo o que acontece ao seu redor,    existem coisas que acontecem em nossas vidas que nos ajudam a escolher o melhor sempre.

Bjos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário